Será que as mulheres que amamentam podem pintar o cabelo, fazer botox e tomar um drink?
Essa é uma dúvida muito comum e realmente esse cuidado é necessário. Sabemos que algumas substâncias passam em grande quantidade para o bebê através do leite materno, outras são indetectáveis nele.
Para deixar a mulherada que amamenta informada eu trago verdades, vem ver!
Tintura para cabelo:
A prática de tingir os cabelos é considerada segura nesse período, desde que o produto utilizado não contenha chumbo, pois seu uso é contraindicado durante a amamentação devido à ausência de estudos sobre sua segurança para uso nesse período.
Tinturas contendo amônia também devem ser evitadas durante a lactação, pois, não é encontrado respaldo na literatura sobre ela.
Escova Progressiva:
A escova progressiva pode ser realizada pelas nutrizes desde que não contenha formol.
Toxina Botulínica:
A excreção da toxina botulínica pelo leite é considerada desprezível. Uma recente publicação considera a toxina botulínica do tipo A, provavelmente compatível com a amamentação.
Álcool:
Há muito mito e pouca informação a respeito do uso de álcool durante a amamentação.
O consumo de bebidas alcoólicas é considerado compatível com o aleitamento, tanto pela Academia Americana de Pediatria quanto pela Sociedade Brasileira de Pediatria, mas não é recomendado.
Isso significa que a mãe pode sim, tomar um drink eventualmente, desde que com alguns cuidados. O ideal para isso é aguardar a criança completar pelo menos seis meses.
Quanto menor o volume de álcool consumido, menos tempo o organismo irá levar para metabolizá-lo.
Uma pessoa de tamanho médio (60 kg) leva de duas a três horas para metabolizar uma porção de álcool, um copo de cerveja ou uma taça de vinho, por exemplo. Sendo assim, a recomendação é de que a mãe aguarde, no mínimo, duas horas para oferecer o peito novamente.
Mas não é necessário descartar o leite, caso o consumo de álcool tenha sido baixo.
*Um drink corresponde a 340 ml de cerveja ou 141,7 ml de vinho ou 42,5 ml de bebidas destiladas.
Se o álcool é consumido junto com comida, a absorção do mesmo na corrente sanguínea e no leite é mais baixa do que quando ingerido sozinho.
“Uma pessoa alcoolizada perde os reflexos e a atenção, o que é muito arriscado se ela estiver cuidando de uma criança”.
Esse texto é de caráter informativo, converse com o Pediatra.
Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria
Se você tiver alguma dúvida, basta preencher o formulário abaixo e nos enviar.